IT Specialist

17-10-2011 14:17

Termos de Referência

Título da vaga:           Especialista de TI – Apoio a Sistemas e Rede

Local:                          Dili, Procuradoria Geral da República

Duração:                     01 ano, com possibilidade de extensão

Data de Inicio:            Dezembro, 2011

Descrição Geral:

Sob a supervisão do Coordenador de TI do Programa da Justiça do PNUD e do chefe do Departamento de TI da Procuradoria Geral da República de Timor-Leste (PGR), o Especialista de TI irá apoiar a infra-estrutura de TI, sistemas e o Sistema de Gestão de Inquéritos (SGI) da PGR, além de formação formal e em serviço (on-job) para os técnicos de TI nacionais, em nome do PNUD.

Escopo das Actividades:

  • Prover apoio à implementação do Sistema de Gestão de Inquéritos para a PGR, incluindo configuração de servidores, administração e formação do pessoal nacional
  • Prover apoio aos serviços relacionados às aplicações de escritório, operações de equipamentos informáticos, e-mail, Internet, Intranet, VoIP, formação e resolução de problemas aos usuários da PGR e JSP.
  • Apoio técnico para todos os escritórios e usuários da rede da PGR, incluindo distritos, auxiliando na resolução de problemas e oferecendo soluções de longo prazo.
  • Reportar ao Coordenador de TI e Chefe de TI necessidades relacionadas, incluindo hardware, software, antivírus, licenças, cabeamento, equipamentos de rede, UPS, telefones IP, servidores, computadores, portáteis, impressoras, entre outros.
  • Prover assistência técnica e soluções aos técnicos nacionais no que toca instalação, administração e manutenção de sistemas, equipamentos e hardwares de rede.
  • Melhorar os procedimentos actuais de suporte, através da confecção de manuais, documentações de melhores práticas e procedimentos padrões de operação.
  • Produzir diagramas de rede, de sistemas e dos Datacenters.
  • Auxiliar na gerência do inventário de bens, documentando novas aquisições, empréstimos e equipamentos descartados.
  • Prover formações e transferência de conhecimento para os técnicos nacionais no que toca as disciplinas de administração e gerência de sistemas, redes e apoio ao usuário. Isto inclui, mas não limitado à:

o   Instalação, manutenção e actualização de hardwares e softwares (em servidores e estações de trabalho), incluindo a compilação de um guia de procedimentos e padrões de TI.

o   Recomendação de soluções de expansão de TI sustentáveis, auxiliando na especificação de equipamentos e softwares, definição de procedimentos de administração de TI, incluindo actividades de laboratório.

o   Administração e manutenção rotineira de servidores e redes, documentação, supervisão de banco de dados, cópia de segurança dos dados e manutenção dos softwares de protecção antivírus.

Resultados esperados:

l O principal objectivo é o de prover oferecer assessoria e assistência eficaz e abrangente aos técnicos de TI e usuários da PGR e JSP. Que inclui:

o   O Sistema de Gestão de Inquéritos da PGR funcionando correctamente e devidamente apoiado.

o   Solucionar os problemas da melhor maneira possível e notificar os supervisores quando necessário.

o   Instalações novos sistemas, redes e infra-estrutura para a PGR apoiados.

o   Documentação de rede, sistemas, incluindo produção de diagramas e manuais actualizados.

o   Desenvolvimento da capacidade dos técnicos de TI nacionais em Administração de Sistemas e Redes, através de formações formais e em serviço.

o   Capacitar os técnicos nacionais para que possam administrar e solucionar problemas relacionados ao Sistema de Gestão de Inquéritos e a infra-estrutura relacionada ao sistema.

 

Qualificações necessárias:

  • Licenciatura em Ciências da Computação, Tecnologia da Informação ou áreas relacionadas é desejada.
  • Mínimo de cinco anos de experiência com administração e instalação de sistemas computacionais, redes e servidores Linux em sítios complexos com clientes e servidores heterogéneos (Linux, Windows e/ou Mac) com múltiplos servidores de rede, incluindo servidores de arquivos, Web, E-mail, Proxy, banco de dados e DNS.
  • Experiência no desenho, implementação e manutenção de redes de dados complexas, incluindo cabeamento, configuração de equipamentos de rede (switch, roteadores, pontos de acesso), solucionando problemas e gerindo os equipamentos com SNMP e analisadores de protocolo (sniffers).
  • Grande habilidade de identificar soluções de problemas para hardware, software, redes e sistemas computacionais em geral.
  • Experiência com tecnologias de Virtualização.
  • Experiência com implementação e gerência de segurança da informação.
  • Experiência como formador/professor na área de TI.
  • Conhecimento e experiência com tecnologias como VPN, VoIP, roteamento avançado, redes sem-fio, VSAT, entre outros.
  • Experiência em programação de aplicações Web (Drupal, PHP e MySQL) é considerada vantagem.

 

Língua:

l Conhecimento oral e escrito em Português e Inglês.

l Conhecimento de Tétum é uma vantagem.

 

Características pessoais:

  •  Excelente habilidade de comunicação e inter-pessoais, com capacidade de motivar pessoas.
  •  Habilidade e interesse em formar e capacitar colegas menos experientes.
  •  Capaz de trabalhar em equipa, com boa habilidade de resolver problemas e de organização.
  •  Capacidade de lidar com diferentes origens culturais e barreiras de língua.
  •  Capacidade de expor ideias mais de uma forma, demonstrando flexibilidade e criatividade.

Candidaturas:

Curriculum Vitae e Carta de Apresentação devem ser enviadas para jsprecruitment.tp@undp.org até 24 de Outubro 2011

Carla Vendinha Ferreira e Ferreira dos Santos

Adviser Management

Justice System Programme

https://www.tl.undp.org/justice/

United Nations Development Programme

Timor-Leste

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